O mapa político é uma representação cartográfica mural de todo o território brasileiro, produzido nas escalas 1:5.000.000 e 1:2.500.000, contemplando informações sobre a divisão político-administrativa do Brasil através dos seus 26 estados e do distrito federal, as sedes de municípios compatíveis com as diferentes escalas de representação, além de outras informações cartográficas.
Os mapas demográficos são representações da população que ocupa um determinado território. Nesse tipo de mapa, cria-se uma variação gráfica com cores ou formas que indiquem de que forma a população é distribuída na região.
Os mapas históricos são informativos de um território de acordo com fatos históricos que possam ter influenciado algum tipo de mudança.
Os mapas físicos são representações de elementos físicos e naturais de um território, que independem da ação humana. Nesse tipo de mapa, as escalas são respeitadas com a maior precisão possível para que o leitor tenha uma ideia completa das informações presentes nos mapas.
Mapas econômicos: são aqueles mapas que representam as atividades produtivas e financeiras, bem como trazem informações e dados socioeconômicos, como a pobreza, a fome, entre outros fatores.
O mapa da vegetação, algumas vezes chamado de mapa biogeográfico apresenta o tipo de vegetação de uma determinada localidade, ou mesmo a distinção entre biomas em áreas mais extensas.
Os mapas estilizados são aqueles que apresentam uma variação visual em função de seu tema. Por isso, os mapas estilizados são sempre mapas temáticos. Anamorfose é o tipo de mapa que varia proporcionalmente de acordo com o tema proposto. Na imagem abaixo, temos o exemplo de um mapa da população brasileira seguido de sua anamorfose:
Um mapa de estradas, mapa de rotas ou mapa de ruas é um mapa que exibe principalmente estradas e conexões de transporte, em vez de informações geográficas naturais. É um tipo de mapa de navegação que comumente inclui fronteiras e rótulos políticos, tornando-o também um tipo de mapa político.
Mapa com Imagem de satélite é um arquivo de imagem obtido por sensoriamento remoto a partir de um satélite artificial. Esse processo poderia ser explicado de maneira simples como a obtenção de uma fotografia da Terra de uma máquina localizada no espaço dentro de um satélite.
São os mapas que representam o relevo de uma determinada área.
A regionalização atual foi elaborada em 1970 (sofrendo alterações a partir da Constituição Federal de 1988) e divide o Brasil em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
A Região Sudeste é formada por 4 Estados do Brasil:
Com mais de 45 milhões de habitantes, ou cerca de 22% da população brasileira, é o estado mais populoso do Brasil, a terceira unidade política mais populosa da América do Sul.
Apesar de ser o terceiro menor estado brasileiro, o Estado do Rio de Janeiro, concentra 8,4% da população do país, sendo o estado com maior densidade demográfica do Brasil.
O Espírito Santo, estado da região Sudeste do Brasil, é conhecido por suas praias tropicais e áreas naturais montanhosas preservadas.
Minas Gerais, um grande estado continental no sudeste do Brasil, é conhecido por cidades da era colonial que remetem à corrida do ouro no país no século 18.
A Região Sul é formada por 3 Estados do Brasil:
O Paraná é uma das 27 unidades federativas do Brasil, localizado ao norte da região Sul, da qual é o único a ter área limítrofe com estados de outras regiões.
Santa Catarina é um estado na região sul do Brasil. Com uma longa costa com o Atlântico e muitas ilhas, ela é conhecida por suas praias e montanhas.
O Rio Grande do Sul, com mais de onze milhões de habitantes, ou cerca de 5,4% da população brasileira, é o estado mais populoso da Região Sul e o 5º do Brasil,
A Região Norte é formada por 7 Estados do Brasil:
Tocantins é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo o seu mais novo estado. Segundo dados do IBGE (2010), o Tocantins totaliza 1.383.445 habitantes.
O Estado de Roraima é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Norte do país, sendo o estado mais setentrional da federação.
O Estado de Rondônia está localizado na região Norte e tem como limites os estados do Mato Grosso, Amazonas, Acre e a República da Bolívia.
Amazonas é o maior estado do país em extensão territorial, constituindo-se na nona maior subdivisão mundial, sendo maior que as áreas da França, Espanha, Suécia e Grécia somadas.
O Estado do Amapá é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado a nordeste da Região Norte, no Platô das Guianas.
No Pará se encontra o Parque Nacional da Amazônia, tendo um extensa faixa da exuberante e densa Floresta Amazônica.
O Estado do Acre é uma das 27 unidades federativas do Brasil, localizando-se no sudoeste da Região Norte, sendo o estado com menor densidade demográfica do Brasil.
A Região Centro-Oeste é formada por 4 Estados do Brasil:
Situado na Região Centro-Oeste, é a menor unidade federativa brasileira e a única que não tem municípios, sendo dividida em 31 regiões administrativas.
A área do Estado do Mato Grosso do Sul é de 357 145,532 km², sendo maior que a Alemanha. A capital e cidade mais populosa de Mato Grosso do Sul é Campo Grande.
Goiás é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Situa-se na Região Centro-Oeste do país, no Planalto Central brasileiro.
Mato Grosso tem a porção norte de seu território ocupada pela Amazônia Legal, sendo o sul do estado pertencente ao Centro-Sul do Brasil.
A Região Nordeste é formada por 9 Estados do Brasil:
Alagoas é um pequeno estado do nordeste brasileiro cujo litoral tropical é marcado por praias de areia branca repletas de palmeiras, lagoas cristalinas e recifes de corais.
O Ceará, um estado do nordeste brasileiro, tem um interior montanhoso e um litoral atlântico com impressionantes falésias vermelhas.
Piauí localiza-se no noroeste da Região Nordeste. Delimitado pelo Oceano Atlântico ao norte, o Piauí tem o menor litoral do Brasil, com 66 km.
Pernambuco tem em seu território os arquipélagos de Fernando de Noronha e São Pedro e São Paulo.
O Rio Grande do Norte está situado no nordeste da Região Nordeste.
A Paraíba tem seu território é dividido em 223 municípios e apresenta uma área de 56 469,778 km², pouco menor que a Croácia.
A Bahia é um estado do nordeste brasileiro com paisagens que variam da costa tropical até a aridez do Sertão.
O Estado do Maranhão é formado em parte pela Floresta Amazônica e pelas praias ao longo do Oceano Atlântico.
Sergipe está situado na Região Nordeste e tem por limites o oceano Atlântico e os estados da Bahia e de Alagoas
Localizado na Região Nordeste, Sergipe é o menor estado do país, com uma área de 22.050km2, 0,26% do território nacional. Em 1996, Sergipe possuía 1.624.020 habitantes, que correspondiam a 1,03% da população brasileira, distribuídos em 75 municípios.
A região Norte é, em termos de extensão, a maior região do Brasil, com uma área de, aproximadamente, 3.853.676,948 km², constituída por sete estados.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizou os dados da Malha Municipal Digital em 2021. De acordo com os dados mais atuais, o Brasil agora conta com 5.568 municípios.
Não, o Brasil é o 5º maior país do mundo. Os maiores países do mundo em extensão territorial são:
O território nacional é dividido atualmente em 26 estados e o Distrito Federal, ou seja, 27 unidades federativas. Portanto, o Brasil possui 26 capitais e uma capital nacional, sede do governo do Distrito Federal.
Qual é o estado brasileiro com a maior extensão territorial
O mapa do Brasil, representação cartográfica do território brasileiro, pode ser político, físico, econômico, temático ou demográfico, permitindo uma análise do espaço geográfico. O mapa do Brasil representa bidimensionalmente uma região tridimensional e contém informações diversas sobre as características do país.
O Brasil está dividido em cinco regiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) com vinte seis Estados e um Distrito Federal, que contém a capital Brasília. Atualmente o Brasil possui 3 fusos horários.
A região metropolitana de São Paulo continua sendo a mais populosa do País, com 21,9 milhões de habitantes, seguida pelas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro (13,1 milhões) e Belo Horizonte (6,0 milhões), além da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) do Distrito Federal e Entorno (4,7 milhões).
O estado mais populoso do Brasil é São Paulo, que conquistou esse posto em 1940. Antes, o primeiro lugar era de Minas Gerais, no entanto, São Paulo superou o estado vizinho e, desde então, se manteve nesse lugar. No censo de 2010, o estado apresentava população de 41.262.199 habitantes.
Mapa do Brasil separado em Estados, pintados de acordo com a região em que se encontram - Norte (Verde), Nordeste (Vermelho), Centro-Oeste (Laranja), Sudeste (Amarelo), Sul (Roxo).
Nos mapas de Orientação são utilizadas 7 cores:
Produzido pelo cartógrafo e geógrafo francês Jean-Baptiste Bourguignon d´Anville, especialista em mapas de grandes extensões que trabalhou junto à coroa Portuguesa no início do século 18.
O mapa do Brasil é a representação cartográfica do território brasileiro e pode retratar o Brasil a partir de parâmetros físicos, econômicos, demográficos, entre outros, possibilitando a análise do espaço geográfico brasileiro.
A Área territorial do Brasil é de 8.515.759,09 km², sendo que 0.65 % deste território é coberto por água e 7.379 km de litoral do Oceano Atlântico.
Quem nasce no Brasil é brasileiro(a).
A população do Brasil , segundo os dados do IBGE de 2017 é estimado em 207.660.929 habitantes , cerca de 23.8 hab./km².
Devido a grande área territorial brasileiro, o clima do Brasil possui 5 climas: Equatorial, Semiárido, Subtropical, Temperado e Tropical.
No Brasil, a moeda oficial é o Real, representado por R$, de código BRL.
No Brasil, o idioma oficial é o Língua portuguesa, também conhecido por Português.
O Brasil tem fuso horário de UTC -5 a UTC -2, sendo o UTC -3 o fuso horário oficial.
A Capital do Brasil é a cidade de Brasília, localizado no Distrito Federal.